Pular para o conteúdo principal

A arte da cores e das formas

No final de semana fui à Pinacoteca vê a Exposição do Matisse. Em primeiro lugar gostaria de frisar que a Pinacoteca de São Paulo é um lugar esplendoroso. Lá a arte reina altiva por todos os lados, começando pela própria arquitetura que é magnífica e finalizando com todo o acervo permanente as exposições que são realizadas.


A última exposição foi a do pintor Henry Matisse. E como a arte é ampla, infinita e se manifesta de várias maneiras, a pintura é uma delas, que através da luz e sombra, cores e formas, pontos de luz, formas cubista traduz a interpretação e sensibilidade do pintor, que com sua intuição percebe e sente o mundo de uma forma diferente e nos apresenta através da pintura essa percepção.

De acordo com o texto da exposição do Matisse “Desenhar é explicitar uma idéia. O desenho é a precisão do pensamento. Pelo desenho, os sentimentos e a alma do pintor passam sem dificuldade para a mente do espectador”.

A hora e a vez de Henry Matisse

Segue resumo da biografia de Henri Matisse retirada do site http://www.pitoresco.com.br.


Henri-Émile-Benoît Matisse nasceu em Le Cateau, Picardia, em 31 de dezembro de 1869. Mudou-se para Paris em 1891 e estudou na École des Arts Décoratifs e no ateliê de Gustave Moreau. No período entre 1900 e 1905 participou do Salão dos Independentes e do Salão de Outono. Causou sensação ao incluir-se, com Albert Marquet e André Derain, entre os primeiros fauvistas.

A arte do pintor francês Matisse baseia-se num método que, segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra -- desenho, cor, composição -- e em juntá-los numa síntese, "sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros". Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.

Ao explorar ora o ritmo das curvas, como em "A música" (1909) e "A dança" (1933), ora o contraste entre linhas e chapadas, como em "Grande natureza morta com berinjelas" (1911-1912), Matisse procurou uma composição livre, sem outra ligação que não o senso de harmonia plástica. Sua cor não se dissolvia em matizes, mas era delimitada pelo traço.

Segundo o texto da exposição, “Matisse considerava suas gravas tão importantes quanto seus desenhos. Ele experimentou numerosas técnicas, o que lhe deu liberdade plástica e forma para expressar de maneira mais justa a sua emoção. Ele passava de um meio para outro, da pintura para o desenho, do desenho para a escultura, com a intenção de se apropriar do tema – das mulheres ou objetos e realmente dominá-los.


“O objeto não é tão interessante em si. É o meio que cria o objeto. É assim que trabalhei a vida toda, diante dos mesmos objetos que me comunicavam a força da realidade ao ocuparem minha mente com tudo que eles tinham passado por mim e comigo. Um copo de água com uma flor é bem diferente de um copo de água com limão. O objeto é um ator: um bom ator pode atuar em dez peças diferentes. Da mesma forma, um mesmo objeto pode desempenhar papeis diferentes em dez quadros diferentes”.

MATISSE

Comentários

Paula Figueiredo disse…
Completamente incrível! Acabei deixando passar! Mas que ótimo o que você publicou!

Obrigada você também pelo carinho e amizade. Fico feliz que tenha gostado do desafio de se recriar a cada dia!É o que curto a respeito de escrever... Vale a fé em nós mesmas! E o confronto também!

Beijooos!

Grande beijooo!

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm