Pular para o conteúdo principal

O Inicio, O Fim e O Meio

Faz tempo que tenho esse desejo de escrever sobre Raul. Já comentei em alguns textos publicados aqui no blog do meu gosto pela música do Raul e também pela história de vida dele, que foi tão contraditória, tranqüila, agitada, lúcida, louca, calma, agressiva.

O fato é que toda essa contradição e inquietude do Raul foram traduzidas para suas músicas que são aclamadas até hoje. Foi através da música que Raulzito conseguiu expor suas idéias e seus sentimentos a cerca do homem e do mundo. Os pensamentos do Raul acima de tudo são um grito de liberdade.

Segue abaixo trechos da peça “Raul Fora da Lei”, apresentanda pela Oficina dos Menestréis, com texto de Roberto Bomtempo e José Joffily, peça da qual atuei em 2008.

Raul Seixas leu Bhagavad-Gita três vezes em sua vida. Bhagavad-Gita é um livro antigo, hindu, uma espécie de “Lusíadas” do Oriente.

A primeira vez que ele leu foi aos 14 anos de idade, mas ainda não conseguia compreender a importância do livro. A segunda vez aos 23 anos, por sugestão de seu professor de filosofia. Somente quando leu pela terceira vez, numa época em que todos os valores do mundo se modificavam, é que ele pode compreender o seu verdadeiro significado. Bhagavad-Gita quer dizer em português, Canto do Senhor, “Gita”, apenas quer dizer canto. Para Raul um canto diferente longe do convencionalismo das músicas e próximo ao soar de uma trombeta que acorda cada individuo para o que ele tem dentro de si, sem que saiba.

Quando esse canto é entoado, desperta magicamente dentro de cada ser humano, abrindo as portas para uma verdadeira mutação de princípios e valores. Gita fala do homem, do seu duelo entre o que tentaram fazer o que ele fosse e o que realmente ele é ou sempre desejou ser. Hoje em dia, cada vez mais homens estão fazendo o que querem, e isso é a única grande atitude que se pode esperar de uma civilização.

Ninguém é igual. Cada homem e cada mulher é uma estrela girando em sua própria órbita. Mas a civilização através dos séculos não respeitou a integridade do homem criando leis absolutas e tentando impor uma vontade comum a todos. Isso é a mesma coisa que entrar numa sapataria e mandar o sujeito só vender um número de sapato, sem respeitar aqueles que têm pés menores ou maiores. E se o sapato escolhido não cabe, somos obrigados de qualquer forma a usá-lo. E usamos!

É preciso tornar a ser individuo outra vez. E mesmo que até hoje as nossas esperanças tenham sido frustradas, nesta nova ERA que se inicia, o individuo compreenderá o valor de si próprio e se unirá a outros.

Que Gita ecoe no coração dos homens e os fça levantar novamente a cabeça!

“Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo, procurando foi justamente num sonho que ele me falou...”


“As ruas se desfazem quando o caminho pra frente é percorrido
Não há mais retorno
Quero a mão dos que prosseguem
Quero a certeza dos loucos que brilham
Pois se o louco persistir na sua loucura
Acabará sábio”.


“O homem nasceu livre, mas em toda parte eu o vejo acorrentado. Não pense que a cabeça agüenta se você parar...”

Pois é, a vida é um ciclo, exatamente nessa ordem: Início, Fim e Meio. Onde o Fim é uma pausa e o Meio a passagem para a renovação que dará Inicio a um novo ciclo: Inicio, Fim e Meio.

“Eu sou uma estrela
Tu és outra estrela
A infinita distância existente entre dois seres
Só pode ser abolida pelo AMOR”

Comentários

Rodrigo Roll disse…
Oi Carla, também sou entusiasta da história e da arte do Raul.Também tenho o desejo de escrever algo em breve... adorei!

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm