Pular para o conteúdo principal

São Paulo recebe A Guerra e a Paz de Portinari

Fonte: http://www.guerraepaz.org.br
É com muita honra e emoção que escrevo este post e anuncio aqui no Estrambólica Arte a exposição Guerra e Paz que foi aberta ao público no dia 07/02/2012. Guerra e paz é o último e sem dúvida o maior mural pintando por Portinari. Estes painéis foram encomendados pelo Governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York. Durante muito tempo a obra esteve longe do Brasil e graças a uma reforma na ONU os painéis retornaram ao sua terra natal para restauração e exposição. A obra retrata a dualidade da vida: guerra e paz, alegria e tristeza, sofrimento e felicidade, drama e poesia, fúria e ternura.


Para inaugurar esta singular e monumental exposição na capital Paulista, nada mais justo do que reunir em um só palco, música (popular e erudita), dança, vídeo, poesia e vários artistas com o único objetivo que é o de retribuir com arte a arte criada por Portinari. Para Portinari “... pintura que não fala ao coração não é arte, porque só ele a entende. Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa grande função da arte. Não conheço nenhuma grande Arte que não esteja intimamente ligada ao povo”.


Subiram ao palco, João Candido Portinari que abriu a inauguração e falou com muito carinho da vida e obra do seu pai. Em seguida a Orquestra de Câmara Portinari que foi criada especialmente para este evento tocou ao vivo numa perfeita sincronia a trilha sonora dos documentários e vídeos apresentados. A emoção contagiou a todos quando Milton Nascimento declamou o poema “A Guerra e a Paz de Portinari” e em seguida cantou “Conversas, Pinturas, Desenhos”. A atriz Beatriz Segall fez a leitura de um texto de Portinari e para finalizar Ana Botofago dançou e expressou através dos movimentos e do ritmo o Pintor e sua Obra. Estive presente neste evento tão cheio de arte e gostaria de registrar aqui a sensação vivida ao ver de perto os grandes painéis feitos por Portinari: O que senti foi que a vida é uma dualidade e que não temos como fugir dela, o que podemos fazer para amenizar o sofrimento e ampliar a felicidade é arte. A arte nos torna mais fortes, humanos e ao mesmo tempo eternos.


Portinari amava sua arte, que era sua própria vida, não se deixou intimidar pela morte e viveu sua arte com todo amor e dedicação.


Quando fazia os estudos preparatórios para os painéis Guerra e Paz, foi proibido de pintar pelos médicos, que tentavam amenizar o processo de envenenamento pelas tintas. Mas o pintor não recuou ao desafio e ao maior trabalho de toda sua vida. Portinari nasceu em 30 de dezembro de 1903 e faleceu em 6 de fevereiro de 1962.

As coisas comoventes ferem de morte o artista e sua única salvação e retransmitir a mensagem que recebe. Eu pergunto quais as coisas comoventes neste mundo de hoje? Não são por acaso as tragédias provocadas pelas guerras, as tragédias provocadas pelas injustiças, pela desigualdade e pela fome? Haverá na natureza qualquer coisa que grite mais alto ao coração do que isso?



A exposição fica em cartaz de 07 de fevereiro à 21 de abril, no Memorial da América Latina.
Para mais informações: http://www.guerraepaz.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm