Pular para o conteúdo principal

O grande 'C' da corrupção pode ser combatido por mais cinco 'C's!

O primeiro, eu diria, é o sentido de "Conectividade". Uma falta de conexão ou um sentimento de pertencimento, aumenta a corrupção na sociedade. É por isso que, muitas vezes, você vê pessoas à procura de conexões, a fim de evitar a corrupção! Um sentimento de pertencimento entre as pessoas, entre a comunidade, pode acabar com a corrupção.
É por isso que a corrupção é menor no nível das aldeias, mas quando se trata de
áreas urbanas, cidades, é muito maior, porque não há nenhum sentido comunidade
lá - não há pertencimento.

O segundo 'C' é 'Coragem'. A falta de auto-estima ou confiança na sua própria
própria habilidade é uma das causas da corrupção. É o medo ou a insegurança em
uma pessoa que faz alguém se tornar mais corrupto. Ele, então, tenta encontrar a sua segurança apenas através do dinheiro, o que realmente não acontece.

Ele adquire mais dinheiro, mas a insegurança não desaparece. Na verdade, ele
fica mais e mais medo, porque o dinheiro não foi ganho de uma maneira correta. Assim, o segundo 'C' que teremos que focar é criar esta coragem em uma pessoa - a coragem e a confiança na própria habilidade de uma pessoa e nas leis da natureza.

O terceiro é uma compreensão da "Cosmologia" - olhando para a sua própria vida no contexto de espaço e de tempo prolongado. Basta dar uma olhada em nossa própria vida. Quanto tempo ela tem? Somente 80-100 anos! Veja a vida no contexto da grande dimensão de tempo. Bilhões de anos se passaram desde a criação. A nossa criação, como dizem os cientistas, é de 50 bilhões de anos. E tudo nesta criação é reciclado. O ar que respiramos é antigo, cada célula do nosso corpo, cada átomo é antigo, o oxigênio e o hidrogênio é antigo!

E isso vai continuar. Ver a vida de uma perspectiva diferente do espaço e tempo é o que vai aprofundar a visão de uma pessoa sobre a vida. Ao ser corrupto, uma pessoa acumula uma grande quantidade de dinheiro e a coloca no banco. Esta não pode gastar todo este dinheiro e depois morre. Os filhos herdam a propriedade e, em seguida, eles lutam pela herança! Vendo a vida no contexto deste imenso universo e tempo insondável pode ampliar sua visão, pode ampliar a mente e
pode enriquecer o coração.

O quarto 'C', eu diria, é "Cuidado" e "Compaixão". O cuidado e a compaixão na sociedade podem trazer dedicação. É a falta de dedicação que causa a corrupção. O Kumbha Mela, na Índia contou com um total de 30 milhões pessoas - quase 3 milhões de pessoas a cada dia, e não havia uma única incidência de violência, furto ou roubo!

Uma noite, estavamos distribuindo cobertores aos pobres, pois estava muito frio e
eu me deparei com um jovem, que se recusou a receber um cobertor, dizendo que provavelmente alguém que precisava muito mais! Esse sentido de cuidado e compaixão: "Não importa, mesmo se eu não tiver, alguém precisa disso mais. Nós temos que cuidar deles". Esse cuidado e compaixão pode acabar com a corrupção.

O último que eu gostaria de enfatizar é a sensação de "Comprometimento" - comprometimento em contribuir. Quando uma pessoa tem uma meta, um comprometimento com a uma causa maior na vida, ele traz uma mudança de receber para dar. Na sociedade, se todo mundo fica pensando, 'O que posso ganhar?' em vez de 'Como eu posso contribuir?' ou "Como eu posso ser útil para as pessoas ao meu redor?", então corrupção não pode ser erradicada. Na sociedade nós precisamos ter essa mudança na nossa atitude, de 'O que posso ganhar?' para 'Como eu posso contribuir?'

Mas tudo isso não é possível sem elevação individual. Elevação espiritual. Um sentimento de pertencimento com o mundo inteiro. Hoje o mundo tornou-se uma aldeia. Nós globalizamos tudo, menos a sabedoria. E esta é uma das causas do terrorismo e instabilidade no mundo de hoje. Nós aceitamos comida de todas as partes do mundo, nós aceitamos música de todas as partes do mundo, mas quando se trata de sabedoria, as pessoas parecem fugir.

Se todas as crianças do mundo aprendessem um pouco sobre todas as culturas, um pouco sobre todos os valores, todo o panorama seria diferente. Então, uma pessoa não pensaria, 'Só eu vou para o céu. Todo o resto vai para o inferno'. Esta
educação errada ou falta de educação tem causado tantos problemas no mundo. Um sentimento de pertencimento com o mundo inteiro - não importa que cor ou raça você é - é este valor comum que estamos falando hoje.

Mesmo se uma pessoa no mundo permanece ignorante desses valores compartilhados, destes valores comuns, o mundo não será um lugar seguro. Então, temos de abordar estas questões com muita paciência. Não é um trabalho que nós podemos fazer em um dia, mas por meio da educação e criando um sentimento de comunidade, através de inspiração e do exemplo.

Faça uma distinção sutil entre espiritualidade e religião. A religião é como a casca da banana e da espiritualidade é a banana. Espiritualidade ou os valores comuns são os mesmos, em todas as religiões. As diferenças são apenas na superfície. E isto é bom! É bom ter diferenças. Cultive as diferenças e, ao mesmo tempo eleve os valores espirituais. Então, todos nós nos juntamos e criamos uma mudança. Faça uma sociedade melhor.


Combate à corrupção - por Sri Sri Ravi Shankar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm