Pular para o conteúdo principal

As Estrambólicas galerias de Arte em lugares antigos e abandonados espalhados pelo mundo


Alguns artistas transformam ruínas, lugares antigos e abandonados em telas para pintar sua arte. Fizeram com que prédios decadentes virassem verdadeiras obras de arte. Essas galerias “estrambólicas” chamam a atenção por se comunicarem com o ambiente em que estão envolvidas, seja cultural ou socialmente.





FÁBRICA BHERING, RIO DE JANEIRO, BRASIL: A antiga fábrica de chocolates localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro estava abandonada há bastante tempo. Com seis andares e construída nos anos 1930, o espaço de 20 mil metros quadrados ganhou uma nova vida com a ocupação de artistas. Atualmente o local reúne mais de 80 fotógrafos, pintores e artesãos em diversos ateliês.

EAST SIDE GALLERY, BERLIM, ALEMANHA: Um dos símbolos mais presentes da Guerra Fria, que separou a Alemanha em Ocidental e Oriental é o Muro de Berlim. Construída em 1961, a estrutura foi demolida 28 anos depois, sobrando apenas alguns pedaços. Para celebrar a unificação do local, foi criada a East Side Gallery, uma galeria de arte aberta em que artistas do mundo inteiro fizeram pinturas no muro que sobrou. Atualmente o local representa um dos principais pontos turísticos de Berlim.

NIZHNY NOVGOROD, RÚSSIA: A cidade industrial que fica às margens dos rios Volga e Oka possui diversos grafites do artista russo Nikita Nomerz com o projeto "The Living Wall". Os prédios, pontes, torres de água abandonados receberam desenhos de rostos com feições cômicas. Apesar de o projeto ter se espalhado para diversas cidades do país, é em Nizhny Novgorod que a maior parte dos trabalhos está concentrada.

FLINTSHIRE, PAÍS DE GALES: O navio chamado de Duke Of Lancaster está ancorado na cidade de Flintshire desde 1979. Depois de anos de abandono o grupo DuDug criou o projeto The Black Duke Project e revitalizou a estrutura com grafites coloridos. Atualmente, o local funciona como uma galeria de arte flutuante.

WYNWOOD, MIAMI, EUA: No ano 2000, o bairro periférico decadente de Wynwood foi ocupado por diversos artistas que transformaram suas construções cinzas em obras de arte. Atualmente, o local é um dos principais pontos de interesse, recebendo todos os anos o festival Art Basel, o mais importante de arte urbana do mundo.

LES BAINS, PARIS, FRANÇA: Em sua criação, em 1885, o prédio era um tipo de spa luxuoso com massagens e piscinas termais. Anos depois, em 1978, se transformou em uma boate exclusiva que era frequentada por celebridades do mundo todo. Porém, depois de 3 anos de abandono, artistas fizeram pinturas em seu interior e transformaram o local em uma galeria de arte. Atualmente o local recebe vários eventos e instalações.

THE SLUMLORD PROJECT, BALTIMORE, EUA: Os cantos mais escuros e abandonados da cidade de Baltimore ganharam uma nova aparência com o projeto The Slumlord Project. Os 17 artistas fazem grafites nos edifícios para alertar os moradores dos riscos e providência que devem ser tomadas. Além de ter um importante papel social, os trabalhos deixam o local com uma aparência muito melhor.

FRIENDSHIP BAPTIST CHURCH, WASHINGTON, EUA: A igreja construída em 1900 estava abandonada e prestes a ser destruída quando o artista norte-americano HENSE apresentou o projeto de transformá-la em uma obra de arte. Atualmente ela representa uma das atrações mais incríveis de Washington com seu exterior completamente colorido.

HOSPITAL DE IMIGRANTES ABANDONADO, ILHA ELLIS, EUA: O antigo hospital atendeu mais de 1,2 milhão de imigrantes de 1901 até 1954, quando foi abandonado. Sessenta anos depois, o artista francês JR realizou um trabalho de arte no local fazendo colagens de fotos de funcionários e pacientes do local, intitulado Ghostly Portraits. Atualmente o local está aberto para visitação.

LISBOA, PORTUGAL: Os espaços abandonados de Lisboa receberam uma nova aparência com o Crono Project, um movimento que reuniu artistas de várias partes do mundo para fazer ilustrações em prédios antigos e desapropriados. O objetivo foi de criar um roteiro de arte urbana na cidade. Um dos mais famosos é o mural dos artistas Os Gêmeos e do BLU.

Fonte:

http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/10-lugares-abandonados-que-viraram-galerias-de-arte/ss-AA8ltFf?pfr=1#image=11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm