Pular para o conteúdo principal

WikiLab, vamos imprimir um laboratório

WikiLab
Há tempos pesquiso e escrevo sobre sistemas colaborativos e gestão do conhecimento. Como mestranda do programa de PGCHS, na área de Comunicação e Redes, da UFABC, passei a fazer parte do Laboratório de Tecnologias Livres (LabLivre).

O objetivo do LabLivre é reunir as melhores competências da academia e das comunidades de desenvolvimento de softwares livres para executar ações interdisciplinares inovadoras que aproxime a pesquisa acadêmica das ações tecnológicas de desenvolvimento colaborativo de softwares livres, interagindo de diversas maneiras com a sociedade: em iniciativas de fortalecimento da cidadania, na proposição e análise de políticas públicas, na produção e organização da cultura e arte.

Recentemente o LabLivre lançou o projeto de construção do WikiLab. Este projeto visa fabricar e montar o espaço que será a casa do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC e da comunidade hacker do ABC. Tanto a criação do projeto, que é feito digitalmente, quanto a montagem do mesmo e todo o processo será feito de forma colaborativa e com fonte aberta, usando tecnologias maker.

Para que isso ocorra é necessário, literalmente, “imprimir o laboratório”. Explicando melhor, a construção do laboratório utilizará chapas de madeira e uma máquina CNC para cortar e numerar as peças que serão necessárias para a construção. Após isso a própria equipe do LabLivre e quem estiver disposto a ajudar  encaixarão as peças desse enorme quebra-cabeças.
Máquina CNC que será utilizada no projeto

O WikiLab será utilizado como makerspace, laboratório acadêmico e um espaço aberto para todos que queiram transformar um projeto em realidade, usando tecnologias livres. Será a primeira wikihouse de São Paulo, sendo a segunda do Brasil.

Todas as etapas da construção, assim como os problemas e soluções encontrados durante o desenvolvimento e implantação do projeto serão compartilhados.

Mas, afinal o que é um makerspace? Para o LabLivre, é um espaço em que o desenvolvimento e criação de tecnologias é um ato de diversão, de aprendizagem autônoma, de incentivo à curiosidade e de criação compromissada com a cultura do compartilhamento. É um espaço de superação das velhas divisões do mundo moderno nas quais a tecnologia estava apartada da arte, das potências derivadas da vontade de conhecer e de superar desafios, e do prazer que vem do conhecimento livre. É um lugar no qual toda pessoa pode aprender a fazer tecnologias. Pesquisando na Wikipedia, você encontra a seguinte definição: O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a idéia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. No Brasil vemos eventos semelhantes acontecendo com encontros de grupos de pessoas que usam controladores como Arduino day, Campus Party, Flisol.

Wikihouse é uma estrutura feita de madeira compensada, cortada com uma máquina CNC – impressora 3d com cortadora a laser. Os planos da estrutura foram criados pela comunidade global da Wikihouse e estão disponíveis para qualquer um na rede. O objetivo é permitir que qualquer pessoa projete, faça o download e imprima casas e componentes que podem ser montados com o mínimo de habilidades formais ou treinamento. O projeto é um alternativa inovadora de habitação de baixo custo que pode ser adaptada e implementada no mundo inteiro. Para mais informações sobre o projeto do wikihouse clique aqui.

O projeto do WikiLab foi desenvolvido pela Uncreated.net, a partir do módulo "Wren" da wikihouse e da experiência de wikihouse feita na UFRJ em 2015. Veja o modelo no sketchfab e o projeto completo no GitHub.

O Uncreated.net é um coletivo internacional de arquitetos baseado no Brasil que trabalha de forma colaborativa e aberta, usando tecnologias livres para produzir arquitetura aberta, acessível, barata e em sintonia com o meio ambiente e humano. O projeto do WikiLab ficou por conta do Yorik e da Maíra que fazem parte do Uncreated.net.

Para arrecadar fundos para construção do WikiLab, o LabLivre lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. De acordo com o LabLivre, o financiamento coletivo foi a única forma encontrada para construir um espaço livre e aberto, que integre a cultura maker e o saber acadêmico e, acima de tudo, compartilhe esse conhecimento com a sociedade, ajudando a atravessar as paredes erguidas pelo ambiente acadêmico e tecnológico. Após a construção, todo o projeto usado para construir o WikiLab ficará online para quem quiser se apropriar. Ao ajudar, você também estará colaborando para que o projeto chegue a outras universidades e comunidades makers à procura de processos colaborativos de construção de baixo custo. Para saber mais sobre o projeto e contribuir com a campanha clique aqui.

REFERÊNCIAS:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do conceito de família

A FAMÍLIA mostra as leis que vigoram no interior da casa e que, transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão. Das cinco relações sociais, três são encontradas no interior da família: a relação entre pai e filho, que é a do amor; entre o pai e a mãe, que é a do recato; entre o irmão mais velho e o irmão mais moço, que é a da correção. O afetuoso respeito do filho é então transferido para a vida, como exemplo de lealdade ao dever. A correção e o afeto existentes entre os irmãos são aplicados ao amigo como lealdade e aos superiores como deferência. A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral. Aqui também a influência deve partir da própria pessoa para dirigir-se aos o

Ofício de Nossa Senhora da Conceição

INTRODUÇÃO Em Maria está toda a plenitude de graças. Nela o Verbo de Deus, Jesus Cristo, se fez homem. Com a encarnação, Maria se fez co-redentora. Com sua vida de união com Jesus, ela se torna mestra, rainha e modelo; na morte de seu Filho Jesus, este no-la entrega como nossa mãe. Por isso, louvemos a toda cheia de graça, Maria, a mãe, mestra e rainha da humanidade. Ave-Maria Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco! Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém! Consagração diária à Nossa Senhora Ó Santa Mãe Dolorosa de Deus, ó Virgem Dulcíssima, eu Vos ofereço o meu coração, afim de que o conserveis intacto como o Vosso Coração Imaculado. Eu vos ofereço minha inteligência, para que ela conceba apenas pensamentos de paz e bondade, de pureza e verdade. Eu vos ofereço a minha vontade, para que ela se mantenha viva e generosa ao serviço de Deus.

Reciclagem: embalagem de iogurte vira boneco da Turma da Mônica

“A ação é uma forma de reaproveitar materiais e incentivar a criatividade das crianças”. Para educar as crianças para um mundo ecologicamente sustentável, a Danone e a Mauricio de Sousa Produções fizeram uma parceria para lançar " O Verdadeiro Danone Monta Turma " com reaproveitamento da embalagem. Os potinhos do iogurte foram projetados para serem reutilizados e se transformarem em bonecos da Mônica e do Cebolinha. Cada embalagem do iogurte vem com oito potinhos, o que permite montar quatro bonecos - dois da Mônica e dois do Cebolinha. O corpo de cada boneco é formado por dois potinhos. O iogurte ainda vem acompanhado de uma cartela para recortar e colar olhos, cabelos, braços e sapatos para caracterizar cada personagem. Fonte: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-embalagem-de-iogurte-vira-boneco-da-turma-da-monica,2835,0.htm