Vídeo mostra o processo de impressão da maquete do WikiLab

Este vídeo mostra o processo de impressão da maquete do WikiLab abaixo.

As múltiplas possibilidade da mistura de ciência, tecnologia e arte
Maquete do WikiLab montada
Desde a graduação venho estudando softwares colaborativos, colaboração online. Além disso, sempre foi um sonho unir ciência, tecnologia e arte. Foi difícil escolher uma profissão, pois não veja uma divisão entre lógica/criatividade, ciência/arte, números/letras, lado direito e lado esquerdo do cérebro. Na época do vestibular, cheguei até a prestar Jornalismo, mais meu lado “Nerd-Geek” falou mais alto e acabei escolhendo “Ciência da Computação”. Desde criança brincava de digitar em uma máquina imaginária. Tempos depois descobri que essa “máquina imaginária” era um computador.

Quando decidi criar um blog, foi “osso” definir o tema e nome. Então, desisti de ter um tema específico e resolvi escrever sobre tudo que eu gosto: Ciência, espiritualidade, tecnologia e arte. Vejo como um grande desafio, quem sabe até minha missão de vida, conseguir conciliar ciência + tecnologia + arte.

Fiz esse recorte, mostrando um pouco dos meus anseios e trajetória, para mostrar que sim, é possível, trabalhar em conjunto com ciência + tecnologia + arte. Quando desejamos algo de coração e trilhamos nosso caminho nesse sentido, o Universo conspira para isso se tornar realidade.

Comecei um mestrado na UFABC e estou fazendo parte de um projeto de pesquisa que envolve colaboração, software livre, cultura, direitos humanos e makerspace. Um dos projetos colaborativos, dos quais estou participando ativamente é a “impressão de um laboratório”, o WikiLab, usando softwares livres e tecnologias maker.

As casinhas acima são protótipos da “maquete do WikiLab” que é uma das recompensas, da campanha de financiamento coletivo (vaquinha virtual) para construção do WikiLab. Elas foram modeladas e impressas em uma impressa 3D a laser, disponível em um makerspace. Os makerspaces são uma verdadeira "marcenaria digital" onde a mistura de tecnologia, ciência e arte se torna realidade. É muito gratificante fazer parte de tudo isso. Vê que essa mistura “estrambólica” é viável, criativa e cheias de múltiplas possibilidades.

Segue abaixo as peças dessa maquete montável e também dos protótipos dos chaveiros, que também são recompensas da campanha. Ambos são de madeira e foram “impressos” em impressora 3D a laser. 
Peças montáveis da maquete do Wikilab
Postar um comentário

Postagens mais visitadas